Em São Luiz do Purunã, até as folhas que caem trazem memórias que o tempo faz questão de contar. Mas para seguir adiante é preciso voltar às origens do município de Balsa Nova e às histórias que fazem do distrito de São Luiz um celeiro de oportunidades, seja para quem quer investir ou aproveitar suas maravilhas naturais.
Moldada pela proximidade com o Rio Iguaçu, Balsa Nova teve origem onde hoje está localizado o Distrito de Tamanduá.
Desde a época de seus primeiros habitantes, os índios da tribo Carijó, a topografia da região dava uma vantagem estratégica, permitindo além da navegação, vigiar e proteger as margens do perigo de possíveis invasões.
Esta mesma característica atraia os primeiros moradores que começaram a se organizar próximo ao rio na divisa com o município da Lapa. A partir daí, grandes mudanças começaram a surgir.
No cruzamento da BR 277 e BR 376 entre Curitiba e Ponta Grossa está localizado o distrito de São Luiz do Purunã, região que concentra todo o fluxo do anel viário que converge para a capital do Estado.
Nos últimos 20 anos, São Luiz tem se destacado como pioneira no desenvolvimento do Turismo Rural apoiado pela presença da cultura gaúcha e do tradicional Rodeio de São Luiz do Purunã, um evento familiar e que reunia seus visitantes em provas de tiro de laço, bailes sociais e acampamentos campeiros.
Toda essa memória vem sendo resgatada junto a memória da família Garrett, que organizava a festa a partir do lema “A tradição é o espírito de uma raça”. Um legado que permanece até os dias de hoje, reascendendo a cultura local a cada temporada.
*As informações dos empreendimentos turísticos são de responsabilidade dos mesmos.