“A espetacular região chamada de São Luiz do Purunã despertou, já no início do Século XIX a atenção de inúmeros naturalistas viajantes que, desde então, realizaram diversas expedições, visando o estudo mais profundo do ainda tão desconhecido território brasileiro.
(…)Apesar de tudo isso – e embora tão perto da capital paranaense – ainda é uma região surpreendentemente pouco explorada, não apenas no que diz respeito à sua biodiversidade como, também, ao seu formidável potencial turístico para contemplação da natureza. Dessa maneira, não surpreende que, através das matas, campos e mesmo nos ambientes criados ou modificados pelo homem, estejam presentes pelo menos 350 espécies de aves, uma cifra que corresponde à maiúscula proporção de quase metade de toda a avifauna paranaense!
(…)Este guia supre uma grande parte daquilo que gostaríamos de conhecer, uma vez que mostra um universo de espécies de aves comumente observadas na região, com fotos de rara beleza, colhidas nos seios de seus próprios ambientes naturais. Traz, também – além dos nomes comuns, científicos e em inglês – um diagrama de QR Code, pelo qual o leitor encontrará muitas outras informações sobre a espécie retratada, disponíveis no portal Wikiaves, o mais completo banco de dados sobre aves brasileiras em todo o mundo.
(…)Esse esforço, muito além de uma consciência ambiental, servirá para que as futuras gerações possam usufruir, tal como nós, de todo esse espetáculo natural. Se escutamos o que as aves querem nos dizer, iremos muito além daquilo que nossa própria compreensão nos permite. Está aí o primeiro passo para buscar o que de mais profundo a natureza nos oferece, com a qual convivemos cotidianamente, mas que, por algum motivo, nos recusamos a acolher.”
Fernando C. Straube